sexta-feira, 23 de agosto de 2013

LEI ROUANET PARA ESTILISTAS

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TEATRO E DESFILE?

   Bem eu disse que falaríamos sobre tudo aqui no Blog, e assim estamos fazendo. Mas quando vejo matérias como a dessa madrugada onde a nossa querida Ministra Marta Suplicy disponibiliza R$2,8 milhões para um estilista exibir sua marca em Paris me deixa extremamente revoltado.
    Todos os dias testemunhamos vários artistas de talento principalmente em nossa BH que enfrentam sérias dificuldades para promover seus espetáculos. São altos custos, sem falar sobre as famosas carteiras adulteradas para meia entrada.
     E sem dúvida alguma a maioria já tentou e continua tentando algum apoio para realizar suas apresentações. E são poucos os que conseguem este beneficio. Será que liberar esta verba para um estilista realmente é válido? Qual a contribuição para a cultura do nosso povo, vejam a matéria e caso queiram deixem a sua opinião:


Marta Suplicy libera R$ 2,8 milhões para desfile em Paris

Com intervenção da ministra, o estilista Pedro Lourenço poderá captar dinheiro para dois desfiles da Semana de Moda de Paris, nos meses de outubro e março

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, após sanção da Lei do Vale-Cultura, no Palácio do Planalto
A ministra da Cultura, Marta Suplicy (José Cruz/ABr)
Em decisão publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, o Ministério da Cultura (Minc) autoriza o estilista Pedro Lourenço a captar 2,830 milhões de reais pela Lei de Incentivo à Cultura (conhecida como Lei Rouanet) para a realização de dois desfiles na Semana de Moda em Paris, em outubro de 2013 e março de 2014. A Lei Rouanet permite que empresas ou pessoas físicas recebam isenção fiscal, direcionando parte do Imposto de Renda devido por elas a eventos ligados à cultura, desde que esses eventos tenham alguma forma de acesso ou participação popular -- o que não é o caso de um desfile feito para 300 pessoas na Europa.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a intervenção da ministra da Cultura, Marta Suplicy, foi essencial na aprovação do projeto. De acordo com o jornal, a discussão sobre o projeto de Lourenço começou em junho e seguiu até 7 de agosto, quando o plano recebeu parecer negativo da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic). No dia 12, a empresa que apresentou o projeto, Aias Produtora de Eventos, recorreu da decisão e, dois dias depois, Marta reverteu a decisão da Cnic, liberando a captação.
A ministra não quis se pronunciar sobre o assunto e divulgou uma nota justificando a decisão: “O Brasil luta há muito tempo para se introduzir e ter uma imagem forte na moda internacional. Essa oportunidade tem como consequência o incremento das confecções e gera empregos. E é um extraordinário 'soft power' no imaginário de um Brasil glamouroso e atraente”.
O texto do projeto, intitulado "Mostra de moda brasileira em Paris: Internacionalização da criatividade, Pedro Lourenço", afirma que a intenção dos desfiles é a “exposição de artefatos e de criações artísticas” de Lourenço com inspiração nos valores culturais e estéticos da cantora Carmen Miranda. “A exposição de artefatos e de criações artísticas pretende mostrar duas coleções contemporâneas de moda feitas por um designer brasileiro, pensadas através da ótica do jovem e internacionalmente renomado estilista Pedro Lourenço, que interpretará valores culturais e estéticos da performer e cantora Carmem Miranda e que os traduzirá para os dias atuais em duas mostras diferentes desfiladas na semana de moda de Paris”, diz o resumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário